Como lidar com os pensamentos que te torturam antes de dormir

Depois de um dia agitado, cheio de horários e compromissos, muitas vezes chegamos em casa com a agitação ainda na cabeça. Tarefas pendentes que ficaram no trabalho, problemas domésticos que precisam ser resolvidos, contas a pagar e tudo o mais que permeia o dia a dia de qualquer ser humano moderno custam a nos abandonar.

Esses pensamentos afastam o sono e diminuem o tempo de descanso do corpo, fazendo com que todo o sistema nervoso, junto a outros aspectos da nossa fisiologia, trabalhem por períodos mais prolongados.

Existem, contudo, várias formas de treinar nossa mente para atingir o relaxamento. Uma delas é a meditação. Essa técnica milenar consiste em apenas sentar e observar: observar a respiração, contemplar os pensamentos como se vislumbrássemos um sonho distante e, com isso, deixar com que a mente e o corpo abandonem o estado de alerta e entrem em sintonia.

A prática de yoga, e até mesmo exercícios físicos convencionais, também ajuda bastante a relaxar o corpo e concentrar a mente em outras atividades que não diluam o foco.

Lidar com nossos pensamentos nem sempre é fácil, pois muitas vezes eles parecem ter vida própria e não obedecer ao nosso controle. Mas no fundo, nossa mente é como uma criança em aprendizado; é preciso impor limites. E quem, senão nós mesmos, para fazê-lo?

 

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