É mais pessoal do que pensamos!

Oito horas? Que nada. O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos.

A ideia de dividir o dia em três e ter oito horas de sono é cria da Revolução Industrial e não funciona para todo mundo. Alguns organismos podem precisar de seis horas de sono, outros nove.

Um historiador norte-americano, Roger Ekrich, depois de 16 anos pesquisando documentos e referências históricas que remontam desde a antiguidade, apresentou um trabalho onde afirma que as pessoas costumavam dividir suas noites de sono em dois períodos de quatro horas.

De acordo com os documentos que Ekrich encontrou — mais de 500 —, ele descobriu que o normal era de que as pessoas se deitassem duas horas após o pôr do sol. Depois de quatro horas, se despertavam, saiam para caminhar ou conversar com os vizinhos, até mesmo faziam sexo, durante uma ou duas horas, para depois voltar a dormir por mais quatro horas, em um padrão de sono dividido em dois turnos.

Portanto, se você é daqueles que se despertam no meio da noite, não se desespere. Tente encarar o sono como os nossos ancestrais, relaxando ou meditando um pouco. Quem sabe essa não seja mesmo a melhor forma de descansar!

 

Abrir chat
Nosso atendimento online é de segundas à sextas, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h.