Você conhece os tipos de tecidos utilizados na fabricação de colchões?
Em primeiro lugar, é necessário que todos os tecidos recebam tratamento anti-alérgico, anti-ácaro, anti-fungos. Quando for comprar um colchão certifique-se com o vendedor (e confirme pela etiqueta) de que o tecido utilizado tenha este tratamento completo, haja vista a importância do sono na sua saúde.
TECIDO 100% SINTÉTICO
O tecido 100% sintético é produzido exclusivamente para colchões, com poder de absorver o suor, ou qualquer tipo de líquido.
Por ser sintético ele se torna naturalmente anti-alérgico, não sendo propenso ao acúmulo de poeira e materiais orgânicos, além de ser de fácil higienização.
MAQUINETADO
O tecido maquinetado tem as mesmas características do tecido sintético. Aliás, o maquinetadoé um tipo de tecido sintético.
A diferença deste para o tecido acima comentado está no acabamento.O maquinetado é um tecido mais encorpado, e o bordado é acetinado e em alto relevo.
JACQUARD
O Jacquard não é necessariamente um tecido, mas sim um tipo de trama em que se misturam dois tipos de fibras: normalmente o algodão e o sintético, mas também podem ser produzidos em um único tipo de fibra, ou em fibras de características mais semelhantes (como a seda e o algodão).
Esta composição torna o jacquard um “tecido” bem encorpado e de toque macio e agradável ao tato. Quanto mais fibra natural nessa mistura, mais macio e fresco.
ATOALHADO
O “tecido” atoalhado tem características bastante semelhantes às do jacquard.
Também é um tipo de trama, porém sua superfície é mais aveludada.
Devido à sua maciez, o atoalhado confere uma característica de aconchego no inverno e conforto no verão.
BAMBU
O bambu é um tecido dito como “ecologicamente correto”, pois em sua composição — afirmam os fabricantes — utilizam-se fibras naturais de bambu.
Este tecido é apresentado como sendo o mais delicado e agradável ao toque, além de proporcionar uma maior sensação de frescor.