Terapia comportamental é eficaz contra insônia

Quem sofre de insônia sabe que a dificuldade é muito maior do que a quantidade de horas dormidas durante uma noite. Na verdade, os insones enfrentam principalmente problemas para pegar no sono e também para conseguir manter a qualidade desse descanso. Uma nova revisão de 20 estudos científicos mostrou que os comprimidos para induzir o sono não são os únicos que apresentam resultados satisfatórios para resolver esses casos.

Segundo o levantamento, publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, a terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma arma eficaz para quem não consegue dormir. O objetivo da TCC é, por meio de mudanças de hábitos, reprogramar o cérebro para ensiná-lo a adormecer.

Entre as recomendações mais comuns da terapia cognitivo-comportamental, está a de não ficar rolando na cama se não conseguir dormir em, no máximo, 20 minutos. O próximo passo é levanta-se e fazer algo relaxante. O intuito é associar o local do sono com relaxamento e conforto – não com um lugar para frustração e preocupação. Técnicas de respiração, relaxamento e meditação também podem ser eficazes. A vantagem, segundo os médicos, é que as pessoas que adotam a terapia não precisam ficar dependentes dos medicamentos para dormir e, por isso, não sofrem efeitos colaterais.

Abrir chat
Nosso atendimento online é de segundas à sextas, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h.