Crianças também podem sofrer com a apneia obstrutiva do sono

A apneia obstrutiva do sono não é um problema exclusivo de adultos: muitas crianças também são acometidas pelo distúrbio caracterizado pela obstrução de nariz, garganta ou orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca). As recorrentes pausas na respiração interrompem o sono diversas vezes durante a noite, e os problemas se estendem ao longo do dia.

— Tratar a doença corretamente faz com que a criança obtenha melhoras significativas na qualidade do seu sono, do seu aprendizado e da sua sociabilidade — ressalta o pneumologista do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, Pedro Genta.

Além do ronco, alguns dos sintomas da apneia entre as crianças são o sono agitado, a dificuldade para respirar, dormir de boca aberta, babar e a sudorese.

Dependendo do caso, o tratamento pode ser à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. O pneumologista também lembra que a cirurgia das amígdalas e adenoide pode curar a apneia definitivamente, acrescentando que, em pacientes com problemas nasais e respiração oral, o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo é importante.

 

Abrir chat
Nosso atendimento online é de segundas à sextas, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h.