Gravidez e o sono

Em geral, a gravidez traz consigo uma série de alterações na qualidade do sono, incluindo náusea, síndrome das pernas inquietas e ronco.
Para que este período seja passado da forma mais confortável possível siga algumas dicas:

Livre-se dos maus hábitos: Durante a gravidez pare de fumar e tomar bebidas alcoólicas, evite bebidas com cafeína como café e refrigerantes.

Evite antes de deitar tomar muito líquido, para não precisar ir ao banheiro. Evite também comer um pouco antes de deitar para não sofrer com náuseas. Se tiver refluxo gástrico, o cuidado deve ser redobrado

Transforme seu quarto e um santuário: deixe em ambiente de descanso, com baixa iluminação e bastante arejado.

Se não sentir desconforto, a gestante até pode dormir de barriga para cima, mas mão é muito usual porque algumas sentem falta de ar pela compressão da veia cava, responsável por trazer parte do sangue circulante de volta ao coração. O melhor é mesmo dormir virada para o lado esquerdo para facilitar a circulação do sangue entre a mãe e o feto

O travesseiro deve ter uma altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Para deixar as costas alinhadas, use uma almofada sob a barriga. Use também uma almofada entre os joelhos, deixando-os semiflexionados.

Diminua o ritmo das atividades no início da noite para estar relaxada na hora de dormir.

Tente descansar, pelo menos, trinta minutos depois do almoço. Se não for possível, no mínimo estique o corpo em um sofá e relaxe para recuperar as energias. Isso ajuda a ter um sono mais reconfortante à noite.

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